GESTÃO DA INOVAÇÃO
Matricule-se já GrátisDescrição do curso
Oferecemos à sociedade um videocurso online gratuito produzido e disponibilizado pelo NAGI Poli-USP composto de 64 videoaulas.
Esse videocurso é uma oportunidade para aprender alguns dos principais métodos, ferramentas e os modelos para estruturar, organizar, implementar ou revolucionar o processo de Gestão de Inovação na sua empresa.
Não existe uma sequência predefinida de videoaulas e pode ser assistido no local, horário e dispositivo que melhor lhe convier, além de escolher a qualidade e velocidade do vídeo.
Categoria: CURSOS E WEB SEMINÁRIOS GRÁTIS
Informações gerais
Conteúdo
- Introdução à Gestão da Inovação
- Estratégia e Tecnologia
- Ecossistema de Inovação
- Cadeia de valor da inovação - geração de ideias
- Cadeia de valor da inovação - conversão: valoração, seleção e Gestão de Portfólio
- Cadeia de valor da inovação - conversão: desenvolvimento de produtos
- Cadeia de valor da inovação - difusão
- Organizando para Inovar
- Inovando mais e mais radicalmente
- Organizando para inovar mais radicalmente
- Empreendedorismo tecnológico de alto impacto
O Laboratório de Gestão da Inovação da Poli-USP (LGI-USP) coordena rede de entidades que desenvolve o projeto NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação), financiado pela FINEP no âmbito do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação(Pró-Inova) e da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI). O projeto visa capacitar e apoiar empresas na introdução ou no aprimoramento do sistema de gestão da inovação e insere-se no esforço do País para aumentar a competitividade das empresas brasileiras através de maior inovação.
Público-alvoProfissionais interessados em implantar programas de inovação.
MetodologiaEsse videocurso é composto de 64 videoaulas além de material de consulta em PDF e o aluno deve concluir as videaulas obrigatoriamente para assistir as próximas videoaulas.
CertificadoCertificado
Certificado de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das aulas e atividades.
O aluno só avançará no curso ao concluir as aulas.
O que você vai aprender
-
Introdução e boas-vindas Mario Salerno apresenta um roteiro inicial, que fornece pistas ou guias mínimos de como ter a melhor experiência de aprendizado em nosso videocurso.
-
Apresentação do videocurso em Gestão da Inovação
Vídeo
-
-
O que é inovação: conceitos básicos O objetivo desta primeira videoaula é responder a seguinte questão: o que é inovação? Para respondê-la, Mario Sergio Salerno discutirá de forma sucinta os seguintes temas: i. diferenças conceituais entre descoberta, invenção e inovação; ii. por que inovar; e iii. desafios para inovar.
-
O que é inovação: conceitos básicos
Vídeo
-
-
O que é inovação: tipos e graus O objetivo desta segunda videoaula é responder a seguinte pergunta: quais são as características básicas da inovação? Mario Sergio Salerno abordará uma série de tópicos, a saber: i. os graus de inovação; ii. os tipos de inovação; iii. os mitos e verdades sobre inovação; e iv. inovação como um processo gerenciável.
-
O que é inovação: tipos e graus
Vídeo
-
-
O que é inovação: estratégias empresariais e inovação aberta Nesta videoaula, Mario Sergio Salerno, da Poli-USP fala um pouco sobre o que é inovação, estratégias empresariais e inovação aberta.
-
O que é inovação: estratégias empresariais e inovação aberta
Vídeo
-
-
O que é inovação: como começar a inovar Nesta videoaula, Mario Sergio Salerno, da Poli-USP fala um pouco sobre o que é inovação e como começar a inovar.
-
O que é inovação: como começar a inovar
Vídeo
-
-
Estratégia Nesta videoaula, Adriano Proença fala sobre os conceitos básicos de estratégia.
-
Estratégia
Vídeo
-
-
Indicadores
-
Indicadores
Vídeo
-
-
Liderança Nesta videoaula, Ricardo Buonanni da Fundação Vanzolini fala um pouco sobre liderar e gerenciar.
-
Liderança
Vídeo
-
-
Planejamento tecnológico e a abordagem Technology Roadmapping Nesta videoaula, André Fleury, da Engenharia da Produção na Poli-USP fala um pouco sobre gestão estratégica de tecnologias.
-
Planejamento tecnológico e a abordagem Technology Roadmapping
Vídeo
-
-
Estratégia tecnológica e gestão tecnológica
-
Abordagem de ecossistema de inovação Nesta videoaula, Leonardo Gomes, consultor do projeto NAGI e professor na FEA-USP, fala um pouco sobre ecossistemas de inovação.
-
Abordagem de ecossistema de inovação
Vídeo
-
-
Portal da Inovação Nesta videoaula, Marina Oliveira, que trabalha na assessoria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Indústrial (ABDI), fala um pouco sobre o Portal da Inovação.
-
Portal da Inovação
Vídeo
-
-
Propriedade intelectual Nesta videoaula, Maria dos Anjos, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável pela regional de São Paulo, fala um pouco sobre como proteger a sua inovação.
-
Criatividade Nesta videoaula, Ilíada de Castro cobre os conceitos básicos sobre o que é criatividade.
-
Criatividade
Vídeo
-
-
Processos de suporte à geração de ideias Nesta videoaula, Simone Lara comenta o processo de geração de ideias durante o processo de inovação.
-
Processos de suporte à geração de ideias
Vídeo
-
-
Design Thinking Nesta videoaula, André Fleury da Poli-USP fala um pouco sobre design thinking.
-
Pré-desenvolvimento de ideias e Fuzzy Front End Nesta videoaula, Raoni Bagno fala um pouco sobre desenvolver ideias e selecionar projetos.
-
Pré-desenvolvimento de ideias e Fuzzy Front End
Vídeo
-
-
Introdução à valoração de projetos Nesta videoaula, Abraão Saraiva, que faz parte do projeto NAGI, fala um pouco sobre o tema: valoração de projetos.
-
Introdução à valoração de projetos
Vídeo
-
-
Gestão de Portfólio: conceitos Nesta videoaula, Marly Carvalho da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo começa a falar sobre gestão de portfólio.
-
Gestão de Portfólio: conceitos
Vídeo
-
-
Gestão de Portfólio: abordagens e ferramentas Nesta videoaula, a Professora Marly Carvalho da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo termina sua aula sobre gestão de portfólio.
-
Gestão do desenvolvimento de Produtos Nesta videoaula, Eduardo Zancul da Engenharia da Produção na Universidade de São Paulo discute os conceitos básicos do desenvolvimento de produtos.
-
Gestão do desenvolvimento de Produtos
Vídeo
-
-
Processo de desenvolvimento de produtos Nesta videoaula, Eduardo Zancul da engenharia da produção na Poli-USP comenta a gestão do processo do desenvolvimento de produtos.
-
Processo de desenvolvimento de produtos
Vídeo
-
-
Processos de inovação O tema desta videoaula é processos de inovação. Mario Salerno apresenta algumas das abordagens mais famosas sobre processos de inovação.
-
Processos de inovação
Vídeo
-
-
Gestão de projetos O tema destas videoaulas é a gestão de projetos. Felipe Lopes apresenta os principais conceitos, ferramentas e abordagens para a gestão de projetos.
-
QFD - Desdobramento da Função Qualidade O tema destas videoaulas é a técnica Desdobramento da Função Qualidade - QFD. Fernando Bersaneti faz uma introdução ao tema, apresentando o conceito de QFD e as suas principais características.
-
Avaliação do Ciclo de Vida Nesta videoaula, Aldo Roberto Ometto da Engenharia da Produção da USP de São Carlos fala sobre a avaliação do ciclo de vida e como esta técnica pode suportar a ecoinovação por meio da engenharia e gestão do ciclo de vida.
-
Marketing Videoaulas com o professor Luciano Mazza sobre marketing e difusão da informação
-
Times de inovação https://www.youtube.com/watch?v=_zxQuInJEbY
-
Times de inovação
Vídeo
-
-
Projeto Organizacional
-
Projeto Organizacional
Vídeo
-
-
Organização qualificante Nesta videoaula, Marcia Terra da Silva da Engenharia da Produção na Universidade de São Paulo fala um pouco sobre organização qualificante.
-
Organização qualificante
Vídeo
-
-
Gestão por competência Nesta videoaula, Marcia Terra da Silva da Engenharia da Produção na Universidade de São Paulo fala um pouco sobre gestão por competência.
-
Gestão por competência
Vídeo
-
-
Por que nem todos os projetos de inovação são iguais: abordagem contingencial para a cadeia de valor da inovação
-
Por que nem todos os projetos de inovação são iguais: abordagem contingencial para a cadeia de valor da inovação
Vídeo
-
-
Por que projetos de inovação radical são diferentes: uma abordagem multidimensional de incertezas O tema desta videoaula é o conceito de incertezas. Leonardo Gomes apresenta a incerteza como um constructo mutidimensional, indo muito além da distinção clássica entre risco e incerteza
-
Por que projetos de inovação radical são diferentes
Vídeo
-
-
Como valor projetos de inovação radical: enfoque na abordagem das Opções Reais
-
Como valorar projetos de inovação radical: enfoque na abordagem das Opções Reais
Vídeo
-
-
Abordagens para gestão de incertezas Nesta videoaula, Mario Salerno comenta algumas abordagens para a gestão de projetos sob incertezas.
-
Abordagens para gestão de incertezas
Vídeo
-
-
Exemplo de aplicação da abordagem Learning Plan O tema desta videoaula é um exemplo da aplicação da abordagem Learning Plan. Leonardo Gomes mostra como tal abordagem pode ser aplicada, ajudando no equacionamento sistemático de incertezas presentes em um projeto de inovação mais radical
-
Exemplo de aplicação da abordagem Learning Plan
Vídeo
-
-
Gestão do selecionismo
-
Gestão do selecionismo
Vídeo
-
-
Gestão de incertezas em ecossistema
-
Gestão de incertezas em ecossistema
Vídeo
-
-
Entrevistas: inovação radical
-
Inovação como função Nesta videoaula, Raoni Bagno fala um pouco sobre inovar de forma sistemática e a "função inovação" nas empresas.
-
Inovação como função
Vídeo
-
-
Abordagem DNA (Descoberta - iNcubação - Aceleração) O tema destas videoaulas é a abordagem DNA (Descoberta- iNcubação- Aceleração). Mario Salerno explica os principais conceitos e características da abordagem DNA, orientada para desenvolver capacitações para que as firmas inovem radicalmente de forma sistemática.
-
Palestra com Gina O'Connor sobre inovação radical Oportunidade única para assistir à palestra da Gina O'Connor, pesquisadora mais importante em inovação radical no mundo.
-
Atingindo a expertise empreendedora
-
Atingindo a expertise empreendedora
Vídeo
-
-
Dilemas dos empreendedores
-
Dilemas dos empreendedores
Vídeo
-
-
Modelo de Negócio Canvas O tema desta videoaula é abordagem de modelo canvas. André Fleury apresenta o que é esta abordagem e como empreendedores e inovadores podem aplicá-la para estruturar, melhorar e revolucionar modelos de negócio.
Introdução
Introdução à Gestão da Inovação
Estratégia e Tecnologia
Ecossistema de Inovação
Cadeia de valor da inovação - geração de ideias
Cadeia de valor da inovação - conversão I: valoração, seleção e Gestão de Portfólio
Cadeia de valor da inovação - conversão II: desenvolvimento de produtos
Cadeia de valor da inovação - difusão
Organizando para Inovar
Inovando mais e mais radicalmente
Organizando para inovar mais radicalmente
Empreendedorismo tecnológico de alto impacto
Professores
Mario Sergio Salerno
Coordenador do Projeto NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação); Coordenador Executivo do LGI (Laboratório de Gestão da Inovação) do Depto. de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e do Observatório da Inovação do Instituto de Estudos Avançados da USP. Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Poli-USP; Especializado em Inovação Tecnológica (Institute of Development Studies, University of Sussex, Inglaterra); Pós-doutorado no LATTS (Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés / Ecole Nationale des Ponts et Chaussées – França); Professor Titular e livre docente em Engenharia de Produção pela Poli-USP.
Adriano Proença
Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Automação Industrial pela Ecole Nationale d'Ingenieurs de Tarbes (ENIT/França, 1987), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com doutorado-sanduíche na Warwick University (UK, 1991-92). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica e colaborador dos Programas de Engenharia de Produção e de Engenharia de Nanotecnologia da COPPE, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia Empresarial & Organizações, Gestão Estratégica, Estratégia de Operações, Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação.
Ricardo Buonanni
Possui graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1979) e graduação em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990).É Practitioner e Master Pratitioner em PNL; Coordenador em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Carreira de 18 anos em empresas de grande porte na área de transportes. Diretor de Recursos Humanos da CMTC no período de 1989 a 1992. Secretário Nacional de Recursos Humanos (convidado) no Ministério da Administração do governo federal do Brasil em 1993. Atuação nos últimos 19 anos (1994 a 2013) como consultor em treinamento e desenvolvimento. Atualmente é gestor do Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial INDEPE SS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Atua como professor convidado em diversas Instituições de Ensino.
André Fleury
Professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de Engenharia de Produção (Poli) e Design (FAU). Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão de tecnologias e desenvolvimento de produtos, nos temas de technology roadmapping, design thinking, lean startup e serviços tecnológicos. Possui graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2004-2005).
Leonardo Gomes
É doutor em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Cambridge (Reino Unido). Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais, intercalada com um intercâmbio na École Supérieure d'Ingénieurs en Électrotechnique et Électronique (França). Desenvolve pesquisas e atua profissionalmente nas áreas de inovação, empreendedorismo tecnológico acadêmico, planejamento estratégico e tecnológico, Technology Roadmapping, tomada de decisão sob complexidade e incerteza, e ecossistemas de inovação e negócio.
Ilíada de Castro
Doutora pela Escola de Comunicações e Artes - USP, Mestre em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Consultora de Empresas em Relacionamento Interpessoal e Administração de Conflitos. Professora do MBA -PECE da Escola Politécnica da USP. Professora do Curso de especialização em Gestão de Projetos e do Curso de Especialização da Gestão da TI, na Fundação Vanzolini – USP; Professora do MBA da FIA. Professora convidada da Escola Paulista de Psicologia Avançada. Sócia e consultora em treinamento e desenvolvimento do INDEPE - Instituto de Desenvolvimento de Excelência Organizacional e Pessoal.
Simone Lara
Doutoranda do curso de Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, concentrando suas pesquisas na área de TTO - Trabalho, Tecnologia e Organização, com ênfase na criação de estratégias para gestão de incertezas em startups. Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Administração pelas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba (2005). Pesquisadora do Laboratório de Gestão da Inovação (LGI/PRO/Poli-USP), Gerente Administrativa e Consultora do NAGI - Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação - Núcleo Poli/USP. Desenvolve serviços de consultoria em Gestão da Inovação e Organização do Trabalho.
Raoni Bagno
Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela PUC Minas (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2014). Entre 2001 e 2009 atuou como engenheiro de desenvolvimento de produto e gestor do programa de inovação da FPT-Powertrain Technologies. Foi professor e coordenador auxiliar de engenharia de produção da Faculdade Pitágoras Betim e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Foi professor do departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas entre 2010 e 2014, atuando também como coordenador do curso na unidade Betim entre 2013 e 2014. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É colaborador do NTQI-UFMG (Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação) e do LGI-USP (Laboratório de Gestão da Inovação). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e desenvolvimento de novos produtos, gestão da qualidade e gestão da inovação.
Abraão Freires Saraiva Júnior
Formado com louvor (Magna Cum Laude) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007), instituição em que realizou pesquisa e extensão no Grupo de Engenharia Econômica - GEE. É mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2010), instituição em que atualmente realiza doutorado atuando no grupo de pesquisa em Economia da Produção e Engenharia Financeira - EPEF. É colaborador do Ministério da Educação (MEC) / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como elaborador de itens do ENADE. Como pesquisador, tem autoria de artigos nacionais e internacionais na área de Engenharia de Produção / Gestão de Operações, principalmente, sobre os seguintes temas: modelagem de custos, preços, margens e lucros para tomada de decisão; engenharia econômica; decisão de mix de produtos; educação em engenharia; gestão da inovação; empreendedorismo; e gestão do conhecimento. É co-autor do livro Preços, Orçamentos e Custos Industriais (2010 - Editora Elsevier). É revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, tais como: Gestão & Produção; Produto e Produção; Sinapse Múltipla; e Journal of Managerial Issues. Foi professor do curso de Engenharia de Produção da PUC-SP, ministrando as disciplinas de Fundamentos de Finanças e Gestão de Custos; e Planejamento e Controle da Produção I. Atuou na UFERSA como Professor Efetivo do curso de Engenharia de Produção (EP), ministrando as disciplinas de Fundamentos da Modelagem Econômico-Financeira; Modelagem de Custos, Preços e Lucros para Tomada de Decisão; e Engenharia Econômica e Finanças; além de ser Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Engenharia Econômico-Financeira e Inovação (LEFIN), Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Produção (CEEP), Coordenador de Planejamento da Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM) e Diretor Administrativo da Fundação Guimarães Duque (FGD). Consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV - USP), possuindo experiência em projetos nas áreas de: análise gerencial de custos, formação de preço de venda, programa 5S, gestão de operações e modelagem econômica de projetos e empreendimentos. Possui experiências profissionais e atuação em projetos de consultorias e treinamentos em empresas nacionais e multinacionais de vários setores, tais como: Embraer, Basf, Redecard, TBM, Mecesa, IBAP, Esmaltec, Unimed, Apoena Educação, entre outras. Atualmente, atua como professor efetivo do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (DEPRO-CT-UFC) e Vice-Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, ministrando as disciplinas de Fundamentos da Economia; Projeto Industrial; Modelagem Econômico-Financeira Avançada; e Engenharia Econômica.
Marly Carvalho
É professora livre docente da Escola Politécnica da USP, atuando na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção, desde 1992. Coordena o Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) (www.pro.poli.usp.br/lgp). Coordena o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP), onde desenvolve projetos de pesquisa, com apoio de órgãos de fomento, tais como CAPES, CNPq, FAPESP entre outros. Coordena o curso de Especialização em Gestão de Projetos da USP e Fundação Vanzolini (CEGP/FCAV). Autora de 12 livros publicados no Brasil (Inovação: estratégia e comunidades de conhecimento, Construindo competências para gerenciar projetos; Gestão de Projetos na Prática I e II, Gestão da Qualidade; Estratégias para a competitividade; entre outros) e nos Estados Unidos (Strategic Alignment Process and Decision Support Systems: Theory and Case Studies) e de diversos artigos. É membro do conselho editorial (editorial advisory board) do Journal of Manufacturing Technology Management, do Journal of Modern Project Management, e do PM World Journal e PM World Library. Participa do conselho da cátedra de gestão de projetos aeroespaciais da Universidade de Quebec em Trois Riviere, Canadá. Possui livre docência pela Escola Politécnica da USP (2006), pós-doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão (Itália) (2004), doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1991 e 1997, respectivamente, e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1987). Foi vice-coordenadora de pesquisa da Escola Politécnica de 2008 a 2011. Foi editora da Revista Produção por seis anos (2002 a 2007). Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), por duas gestões consecutivas, ocupando o cargo de Diretora Técnica e de 2ª Vice-Presidência. Participou do comitê de avaliação das Engenharias III da CAPES, triênio 2001-2003 e 2004-2006. Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo de 1992 a 2000. Áreas de interesse em pesquisa: gestão de projeto e da inovação, gestão da qualidade e estratégia competitiva.
Eduardo Zancul
Professor da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Departamento de Engenharia de Produção. Vice-coordenador do InovaLab@POLI - complexo laboratorial focado no aprimoramento do ensino prático de graduação em engenharia. Vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção da POLI-USP. Pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), localizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Empreendedor membro da equipe que fundou o portal educacional Veduca. Apoia atividades de empreendedorismo na POLI, apoiando e participando de projetos PIPE-FAPESP. Atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, Product Lifecycle Management (PLM), manufatura aditiva e ensino de engenharia. Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria de estratégia, tendo sido gerente da Bain&Company até 2012. Foi pesquisador assistente do Laboratorium für Werkzeugmaschinen und Betriebslehre (WZL) da RWTH Aachen University entre 2005 e 2007. Engenheiro Mecânico (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP.
Felipe Lopes
Graduação e Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP; Pesquisador em gestão da inovação e competitividade do setor têxtil. Consultor com experiência em implantação de PMO, gestão de portfólio e projetos, gestão de inovação, dimensionamento, produtividade e custeio industrial e de serviços, rede de atendimento de montadoras, mapeamento e melhoria de processos organizacionais e seleção estruturada de ERP.
Aldo Roberto Ometto
Possui graduação em Engenharia de Produção - Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2005) sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo, Pesquisador do Instituto Fábrica do Milênio e do Núcleo de Manufatura Avançada. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida do Produto, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida; Avaliação do Ciclo de Vida (ACV); Gestão Ambiental de Empresas; Ecologia Industrial; Estratégias de Fim de Vida de produtos; Produção mais Limpa; Ecodesign e Gestão da Sustentabilidade em Processos de Negócios.