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PROJETO E EXECUÇÃO - FUNDAÇÕES PROFUNDAS COM ESTACAS

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10 vídeos
11 provas
22 textos
45 horas

Descrição do curso

Apresentar os conceitos e desenvolver uma visão crítica sobre a aplicação das normas de fundações profundas com informações sobre métodos executivos, projeto de estaqueamento, estacas verticais e inclinadas, determinação da capacidade de carga, estacas com ponta embutida em rocha, estacas curtas e longas, flexão composta, atrito negativo, efeito "Tschebotarioff", provas de carga, repique e carregamento dinâmico.

Curso 100% Online. MATRÍCULAS ABERTAS! Início Imediato.

Curso composto por vídeoaulas. 


DEDICAÇÃO E CARGA HORÁRIA:
10 semanas de estudo
4-5 horas / semana de dedicação
20 horas de videoaulas

Professor Urbano Rodriguez Alonso


Categoria: GEOTECNIA


Informações gerais

Conteúdo
  • - Definição de fundação profunda e tipos mais comuns de estacas atualmente no mercado brasileiro (método executivo).
  • - Projeto de estaqueamento com estacas verticais atuando apenas cargas verticais e cargas verticais com momentos.
  • - Projeto de estaqueamento com estacas verticais e inclinadas (método de Schiel).
  • - Capacidade de carga das estacas com base em métodos semi-empíricos (Aoki&Velloso, Décourt, Alonso, Teixeira e outros).
  • - Estacas com a ponta embutida em rocha (procedimentos de embutimento e capacidade de carga).
  • - Dimensionamento de estacas carregadas transversalmente no topo (estacas "curtas" e "longas".
  • - Dimensionamento de estacas submetidas a flambagem (flexão composta).
  • - Atrito negativo em estacas (previsão e métodos para reduzir esse esforço).
  • - Estacas carregas transversalmente em profundidade (efeito "Tschebotarioff").
  • - Controle da capacidade de estacas (provas de carga, repique, ensaios de carregamento dinâmico).
Objetivo

Os elementos de fundações profundas trabalham a profundidade, e o objetivo é determinar a capacidade de carga desses elementos e estimar os recalques correspondentes. Além disso, é necessário a escolha da melhor alternativa para a fundação analisada.
Diante desses fatos, a Engeduca criou essa disciplina com o objetivo de apresentar os tipos mais comuns de estaca, as definições e procedimentos de dimensionamento das estacas e do estaqueamento, com estacas verticais sujeitas a forças verticais e momentos fletores, além dos métodos para determinação de sua capacidade, estacas com ponta embutida em rocha,  atrito negativo e controle de capacidade das estacas, oferecendo ao aluno a oportunidade de estudar com detalhes os tipos de soluções mais empregadas nesta área e permitir que ele crie uma consciência crítica sobre a aplicabilidade imediata de cada uma das técnicas apresentadas. O curso é indispensável para aqueles que pretendem atuar na área de projeto e execução de fundações.

Público alvo

Engenheiros, arquitetos, geotécnicos, geólogos, tecnólogos, projetistas, estudantes de engenharia, arquitetura e edificações.

Metodologia

Cada aula inicia com uma introdução do assunto tratado e depois de cada aula será solicitado que você faça um teste relacionado ao tema tratado. Sempre ao vivo.
Essas são ferramentas diferentes de aprendizado que complementarão a leitura das apostilas e apresentações e que você pode ler a qualquer momento.
A cada semana você aprenderá uma nova teoria sobre o assunto relacionado. Depois será pedido que leia uma série de textos que preparamos ou artigos publicados.
Eles também irão auxiliar no seu aprendizado, e podem ser aplicados no dia a dia de seu projeto, gestão ou produção. Além disso, irão expandir seu conhecimento técnico e capacidade de análise em situações que poderão aparecer durante a sua atividade profissional.
Após completar as leituras é necessário que você faça um teste. Esses testes existem para ajudá-lo a verificar se está realmente internalizando as informações presentes nas aulas.
Para alguns alunos, esses testes podem ser consideravelmente desafiadores, mas todos devem tentar e fazer o melhor possível.
Após completá-los, nós iremos passar à resolução de exercícios ou de casos.
Cada semana estaremos resolvendo problemas ou exercícios diferentes e colocando uma série de questões sobre projetos.
Utilize os fóruns de discussão para conversar com seus colegas  sobre esses projetos. 
Cada caso requer, também, que você aplique uma ou duas das ferramentas aprendidas em aula, para que você se familiarize com o modo de aplicá-las em um contexto real.
Cada aula será encerrada com uma apresentação de conclusão. 
Essa apresentação é uma oportunidade para que o professor compartilhe alguns insights que possa ter sobre o tema e tire algumas dúvidas que persistam sobre o material desenvolvido na aula.
Lembre-se, em qualquer momento da aula as perguntas poderão ser feitas abertamente ao professor, que as responderá como acontece numa sala de aula presencial a todos os alunos, e caso haja algum tipo de debate, contribuirá para o enriquecimento do curso. Incentivamos os debates.
Os alunos participarão do debate via chat e apenas o professor vai interagir com voz e imagem. Havendo algum questionamento, o professor recebe em sua tela a pergunta do aluno e passa a responde-la. Durante toda a aula o chat estará aberto.
Caso você perca alguma aula, não se preocupe, a aula será gravada e disponibilizada 48h após para você assistir em horário e local que melhor lhe convier e em até 30 dias após a última aula do curso.
Entretanto, recomenda-se que utilize esse recurso apenas em casos excepcionais, pois nessa modalidade, não há a sua interação com a turma e você perderá uma das mais fantásticas experiências de aprendizado on-line.
Além de assistir as aulas e ler o material disponibilizado, aconselha-se a todos a formar grupos de estudo. Na ENGEDUCA chamamos esses grupos de "times de aprendizado".
Faça isso virtualmente, utilizando nosso chat durante a semana, pois isso permitirá também aumentar seu network.
Pequenos grupos de discussão são uma maneira poderosa de afiar suas habilidades e conceitos, e só depois trazer para fóruns maiores para explorar de forma mais ampla o que as pessoas estão pensando sobre os casos.
Sempre gosto de dizer que, para várias das questões que serão feitas sobre os casos, não existe necessariamente uma resposta correta associada a elas.
Mas existirão respostas claramente melhores que outras e podem-se construir argumentos melhores que outros.
Então os grupos de estudos e os fóruns são oportunidades para você afiar sua argumentação e, mais uma vez, suas habilidades de pensamento fortalecendo conceitos.
Bom, ao final do curso, será pedido que você faça uma avaliação final. Você irá aplicar o conteúdo aprendido na prática.
Também temos dois assistentes de ensino para cada curso. Eles vão participar dos fóruns de discussão, monitorando e participando ocasionalmente.

Certificado

Certificado de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das atividades.

Visão geral de como funciona

1. Como sou aprovado no curso?
Para ser aprovado, você precisará obter uma nota de aprovação em cada uma das tarefas obrigatórias. Há vídeos, leituras e exercícios práticos para ajudar você a se preparar para tarefas valendo nota.
2. Há prazos para as tarefas?
Não, há apenas prazos sugeridos para ajudar você a gerenciar seu cronograma e evitar que o trabalho se acumule. Contanto que você conclua todas as tarefas obrigatórias antes do final do curso, ainda pode obter o Cerificado pelo seu trabalho.
3. Há alguma penalidade por atraso no envio da minha atividade?
Testes e avaliações programadas podem ser enviados com atraso sem penalidade ou consequência.
4. Posso refazer uma avaliação?
Sim. Se você quiser melhorar sua nota, pode sempre tentar novamente ilimitadas vezes nas avaliações dos módulos e 3 vezes nas avaliações intermediárias e final, se houverem. 
5. O que acontece se eu não terminar até a data limite?
Se você não terminar antes da data limite, pode se inscrever na extensão de prazo. Mas lembre-se, você terá 30 dias além dos módulos programados para realizar o curso.

O que você vai aprender

    Semana 1
  • Introdução ao curso Definição de fundação profunda e tipos mais comuns de estacas atualmente no mercado brasileiro (método executivo).
    • Seja bem vindo ao curso

      Texto
    • Como ser aprovado neste curso e como calcular a nota final do curso

      Texto
    • Programa de estudos

      Texto
    • Agora é sua vez de se apresentar

      Pesquisa
  • Aula 1 - Tipos de Estacas
  • Avaliação da semana 1 Esta avaliação pode ser feita ilimitadas vezes e terá peso de 10% na nota final.
  • Semana 2
  • Aula 2 - Projeto de estaqueamento com estacas verticais atuando apenas cargas verticais e cargas verticais com momentos. Projeto de estaqueamento com estacas verticais atuando apenas cargas verticais e cargas verticais com momentos.
    • M2A2P1 - Estaqueamento com estacas verticais atuando apenas cargas verticais e cargas verticais com momentos.

      Vídeo
    • Apresentação A2P1 - Estaqueamentos siméticos (estacas verticais)

      Documento
    • Alguma pergunta?

      Texto
  • Avaliação da semana 2 Esta avaliação pode ser feita ilimitadas vezes e terá peso de 10% na nota final.
    • Avaliação Semana 2 - Estaqueamentos siméticos (estacas verticais)

      Questionário
  • Semana 3
  • Aula 3 - Projeto de estaqueamento com estacas verticais e inclinadas (método de Schiel). Projeto de estaqueamento com estacas verticais e inclinadas (método de Schiel).
    • M3A3P1 - Projeto de estaqueamento com estacas verticais e inclinadas (método de Schiel).

      Vídeo
    • Apresentação A3P1- Método de Schiel

      Documento
    • Alguma pergunta?

      Texto
  • Avaliação da semana 3 Esta avaliação pode ser realizada limitadas vezes e tem peso de 10% na nota final.
  • Semana 4
  • Aula 4 - Capacidade de carga das estacas com base em métodos semi-empíricos (Aoki&Velloso, Décourt, Alonso, Teixeira etc). Capacidade de carga das estacas com base em métodos semi-empíricos (Aoki&Velloso, Décourt, Alonso, Teixeira etc).
    • Apresentação A4P1 - Capacidade de carga geotécnica de estacas

      Documento
    • M4A4P1 - Capacidade de carga geotécnica

      Vídeo
    • Manual Estacas Metálicas (GERDAU)

      Documento
    • Alguma pergunta?

      Texto
  • Avaliação da semana 4 Esta avaliação pode ser realizada ilimitadas vezes e terá peso de 10% na nota final.
  • Semana 5
  • Aula 5 - Estacas com a ponta embutida em rocha (procedimentos de embutimento e capacidade de carga). Estacas com a ponta embutida em rocha (procedimentos de embutimento e capacidade de carga).
  • Avaliação da semana 5 Esta avaliação pode ser feita ilimitada vezes e tem peso de 10% na nota final.
  • Semana 6
  • Aula 6 - Dimensionamento de estacas carregadas transversalmente no topo (estacas "curtas" e "longas"). Dimensionamento de estacas carregadas transversalmente no topo (estacas "curtas" e "longas").
    • Apresentação A6P1 - Estacas carregadas transversalmente no topo.

      Documento
    • M6A6P1 - Dimensionamento de estacas carregadas transversalmente no topo (estacas "curtas" e "longas".

      Vídeo
    • Alguma pergunta?

      Texto
  • Avaliação da semana 6 Esta avaliação pode ser feita ilimitadas vezes e tem peso de 10% na nota final.
    • Avaliação Semana 6 - Estacas carregadas transversalmente no topo.

      Questionário
  • Semana 7
  • Aula 7 - Dimensionamento de estacas submetidas a flambagem (flexão composta). Dimensionamento de estacas submetidas a flambagem (flexão composta).
    • Apresentação A7P1 - Flambagem de estacas

      Documento
    • Aula 6 continuação e Aula 7 - Dimensionamento de estacas submetidas a flambagem (flexão composta).

      Vídeo
    • Alguma pergunta?

      Texto
  • Avaliação da semana 7 Esta avaliação pode ser feita ilimitada vezes e tem peso de 10% na nota final.
  • Semana 8
  • Aula 8 - Atrito negativo em estacas (previsão e métodos para reduzir esse esforço). Atrito negativo em estacas (previsão e métodos para reduzir esse esforço).
    • Apresentação A8P1 - Atrito negativo em estacas.

      Documento
    • M8A8P1 - Atrito negativo em estacas

      Vídeo
  • Avaliação da semana 8 Esta avaliação pode ser feita ilimitadas vezes e tem peso de 10% na nota final.
  • Semana 9
  • Aula 9 - Estacas carregas transversalmente em profundidade (efeito "Tschebotarioff"). Estacas carregas transversalmente em profundidade (efeito "Tschebotarioff").
  • Avaliação da semana 9 Esta avaliação pode ser feita ilimitadas vezes e tem peso de 10% na nota final.
  • Semana 10 - Final
  • Aula 10 - Controle da capacidade de estacas (provas de carga, repique, ensaios de carregamento dinâmico). Controle da capacidade de estacas (provas de carga, repique, ensaios de carregamento dinâmico).
    • M10A10P1 - Controle da capacidade de estacas (provas de carga, repique, ensaios de carregamento dinâmico).

      Vídeo
    • Apresentação A10P1 - Controle da capacidade de carga

      Documento
    • Alguma pergunta?

      Texto
  • Avaliação da semana 10 Esta avaliação pode ser feita três vezes e tem peso de 10% na nota final.
    • Avaliação Semana 10 - Controle da capacidade de carga de estacas

      Questionário
  • Avaliação final do curso Aqui você tem a oportunidade de expor a sua opinião sobre o curso.
Professores