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CÁLCULO DAS ESTRUTURAS MISTAS DE UM EDIFÍCIO MULTIANDARES

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Multiandares
12 vídeos
9 textos
60 horas

Descrição do curso

O curso tem o objetivo de desenvolver o cálculo das ações, combinações e dimensionamento dos principais elementos de um edifício de multiplos andares em estruturas mistas aço/concreto e capacitar profissionais para a concepção, dimensionamento e projetos desse sistema construtivo, resultando ao seu final, num roteiro de cálculo para o dimensionamento de um edifício em estruturas mistas. Apresenta considerações construtivas e práticas necessárias para a utilização do aço em edifícios multiandares.

Curso 100% Online. MATRÍCULAS ABERTAS! Início Imediato.

Curso composto por videoaulas.

DEDICAÇÃO E CARGA HORÁRIA:
10 semanas de estudos
14 horas de videoaulas
5 a 7 horas/semana
Carga horária: 60 horas
Professor Alexandre L. Vasconcellos

Categoria: ESTRUTURAS


Informações gerais

Conteúdo
  • A partir do projeto unifilar de um edifício com múltiplos andares são desenvolvidos os assuntos correlatos e calculados os vários elementos estruturais do edifício.
  • Análise da concepção estrutural.
  • Análise das ações que devem ser consideradas no projeto.
  • A segurança nas estruturas e os estados limites.
  • Tipos de analise estrutural que devem ser realizadas.
  • A escolha da forma estrutural, os critérios para projeto, dimensionamento e detalhamento de lajes, vigas e colunas mistas.
  • Critérios para dimensionamento das lajes mistas.
  • Conectores de cisalhamento, das vigas mistas. Dos pilares mistos submetidos a flexo-torção.
Objetivo

De 1900 até nossos dias, houve grande desenvolvimento no estudo do comportamento das estruturas de aço, principalmente no que se refere à instabilidade e à plasticidade. Foi inventada a solda elétrica, criados os parafusos de alta resistência e os aços de alta resistência mecânica e resistentes à corrosão atmosférica permitindo que passassem a ser construídos edifícios de andares múltiplos com sistemas estruturais cada vez mais criativos e ousados. A história da construção mista está intimamente ligada ao desenvolvimento do concreto armado e das estruturas metálicas. Nas construções mistas, o concreto foi primeiramente usado, no início do século, como material de revestimento protegendo os perfis de aço contra o fogo e a corrosão, ignorando sua resistência nos cálculos. O desenvolvimento dos conectores de cisalhamento contribuiu significativamente para acelerar os avanços associados às vigas mistas. Entre os edifícios de andares múltiplos usando estruturas de aço, podem ser lembrados vários com cerca de uma centena de pavimentos. Um exemplo clássico é o Empire State Building, inaugurado em 1931 em Nova York, com altura total de 381 m. Outros exemplos marcantes são o John Hancock Center, em Chicago, com 344 m de altura, concluído em 1969 e o Sears Towers, também em Chicago, com 443 m de altura, de 1974. No Brasil, as primeiras construçõe mistas restringiram-se a alguns edifícios entre 1950 e 1960. As vigas mistas foram normatizadas pela primeira vez em 1986 pela NBR 8800 e na versão de 2008 foram incluídas as lajes mistas e os pilares mistos. Comumente, essas técnicas não são ainda objeto de estudo aprofundado em disciplinas de graduação e pós-graduação na maioria dos cursos oficiais instalados em nosso país. Diante desses fatos, a Engeduca criou essa disciplina com o objetivo de superar esta lacuna, oferecendo ao aluno a oportunidade de estudar com detalhes os tipos de soluções mais empregadas nesta área e permitir que ele crie uma consciência crítica sobre a aplicabilidade de cada uma destas técnicas frente aos problemas práticos que venha enfrentar. O curso é indispensável para aqueles que pretendem atuar na área de cálculo estrutural e projeto de edifícios. A partir do projeto arquitetônico de um edifício multiandares serão desenvolvidos os assuntos correlatos e calculados os vários elementos estruturais do edifício. 

Público-alvo

Engenheiros, arquitetos, tecnólogos, projetistas, estudantes de engenharia, arquitetura e edificações.

Metodologia

Videoaulas com fórum para comunicação assíncrona aluno-professor e aluno-aluno.
O período para acesso neste curso é de 100 dias.

Certificado

Certificado de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das atividades.


O que você vai aprender

Professores


 

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