Descrição do curso
Videoaulas com apresentação e exemplos sobre a concepção, lançamento e modelagem de estruturas para edifícios de múltiplos andares estruturados em aço e suas variações no sistema misto e híbrido aço/concreto.
Curso disponível para início imediato.Dedicação:
4-5 horas / semana;
6 semanas de estudo;
8 horas de videoaulas.
Carga horária: 30 horas.
Professor: Eng. Alexandre L. Vasconcellos
Categoria: ESTRUTURAS
Informações gerais
Objetivo
Apresentar o emprego de estruturas de aço na execução de edifícios de andares múltiplos através da determinação das ações e análise da distribuição de esforços nos diversos sistemas estruturais horizontais e verticais, buscando racionalizar o lançamento da estrutura. Apresentação de uma modelagem simples de discretização dos diversos elementos que compõem o edifício. Apresentar considerações construtivas e práticas necessárias para a utilização do aço na construção de edifícios de andares múltiplos e dos pilares, vigas e lajes mistas.
Público-alvoEngenheiros, arquitetos, técnicos em edificações, tecnólogos, projetistas, estudantes de engenharia e arquitetura.
MetodologiaCada módulo inicia com uma introdução do assunto tratado e depois de cada semana de aula será solicitado que você faça um teste relacionado ao tema.
Mídias diferentes de aprendizado complementarão a leitura das apostilas e as apresentações, as quais você poderá ler e assistir a qualquer momento.
A cada semana você aprenderá uma nova teoria sobre o assunto relacionado. Depois será pedido que leia uma série de textos que preparamos ou artigos publicados.
Eles também irão auxiliar no seu aprendizado, e podem ser aplicados no dia a dia de seu projeto, gestão ou produção. Além disso, irão expandir seu conhecimento técnico e capacidade de análise em situações que poderão aparecer durante a sua atividade profissional.
Os testes existem para ajudá-lo a verificar se está realmente internalizando as informações presentes nas aulas.
Para alguns alunos, esses testes podem ser consideravelmente desafiadores, mas todos devem tentar e fazer o melhor possível.
A cada semana estaremos resolvendo problemas diferentes e colocando uma série de questões sobre projetos.
Utilize os fóruns de discussão para conversar com seus colegas sobre esses problemas.
Cada caso requer, também, que você aplique uma ou duas das ferramentas aprendidas em aula, para que você se familiarize com o modo de aplicá-las em um contexto real.
Além de assistir as aulas e ler o material disponibilizado, aconselha-se a todos formar grupos de estudo. Na ENGEDUCA chamamos esses grupos de "times de aprendizado".
Se for possível se encontrarem pessoalmente em um lugar físico, seria fantástico, mas claro, se não for possível faça isso virtualmente, pois isso permitirá também aumentar seu network.
Pequenos grupos de discussão são uma maneira poderosa de afiar suas habilidades e conceitos, e só depois trazer para fóruns maiores para explorar de forma mais ampla o que as pessoas estão pensando sobre os casos.
Sempre gostamos de dizer que, para várias das questões que serão feitas sobre os casos, não existe necessariamente uma resposta correta associada a elas.
Mas existirão respostas claramente melhores que outras e podem-se construir argumentos melhores que outros.
Então os grupos de estudos e os fóruns são oportunidades para você afiar sua argumentação e, mais uma vez, suas habilidades de pensamento fortalecendo conceitos.
Também temos um ou dois assistentes de ensino para cada curso. Eles vão participar dos fóruns de discussão, monitorando e participando ocasionalmente.
Bom, ao final do curso, será pedido que você faça um teste final. Você irá aplicar o conteúdo aprendido na prática.
O período para acesso neste curso é de 90 dias.
Certificado
Certificado Digital de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das atividades.
O que você vai aprender
-
Introdução ao curso Apresenta-se uma visão geral do curso, das avaliações e da metodologia, ao mesmo tempo que o aluno se apresenta.
-
Avaliação da semana 1 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
-
Avaliação da semana 1
Questionário
-
-
Aula 2 - Vedações dos edifícios, lajes e vigas mistas e os painéis de contenção lateral.
-
M2A2P1 - Vedações
Vídeo -
Leia Mais: Manual CBCA - Vedações
Documento -
M2A2P2 - Lajes mistas
Vídeo -
Leia Mais: Manual Gerdau - Vigas mistas com lajes alveolares
Documento -
Artigo - Solução mistas para pavimentos com lajes alveolares
Documento -
M2A2P3 - Vigas mistas
Vídeo -
M2A2P4 - Painéis de contenção lateral
Vídeo -
Saiba Mais: Tipos de sistemas estruturais para edifícios altos
Texto -
Apresentação em PDF - Aula 2
Documento
-
-
Avaliação semana 2 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
-
Avaliação da semana 2
Questionário
-
-
Aula 3 - Comportamento dos painéis de contenção lateral, influência das ligações e do método executivo.
-
M3A3P1 - Painéis de contenção lateral
Vídeo -
M3A3P2 - Núcleos estruturais de concreto
Vídeo -
Momento de leitura - Sistemas estruturais ilustrados
Documento -
M3A3P3 - Ligações
Vídeo -
Vídeo de apoio - CBCA - Ligações
Vídeo -
M3A3P4 - Execução
Vídeo -
Vídeo de apoio - CBCA - Viabilidade econômica
Vídeo -
Dissertação - Análise de edifícios de andares múltiplos em estrutura mista de aço e concreto considerando as fases construtivas
Documento -
Dissertação - Leia o Capítulo 2.3 sobre os subsistemas verticais - PDF
Documento -
Saiba mais - Dissertação: Análise e dimensionamento de ligações metálicas segundo o Eurocódigo 3
Documento -
Apresentação em PDF - Aula 3
Documento
-
-
Avaliação da semana 3 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
-
Avaliação da semana 3
Questionário
-
-
Aula 4 - Lançamento das estruturas, modelagem, ações atuantes, segurança e rigidez.
-
M4A3P5 - Lançamento da estrutura e ações gravitacionais
Vídeo -
M4A3P6 - Modelagem da estrutura e ações devidas ao vento
Vídeo -
Artigo - Diferentes soluções estruturais para edifícios de múltiplos andares - Uma comparação entre concreto e aço.
Documento -
Apresentação em PDF - Aula 4 - Exemplo de cálculo
Documento -
M4A3P7 - Expressões das rigidezes
Vídeo -
Vídeo de apoio - Instituto de Engenharia - Visão geral sobre projetos de edifícios altos
Vídeo -
Saiba mais: Como edifícios altos domam o vento
Vídeo -
Apresentação em PDF - Aula 4 - Ação do vento nas edificações e rigidez dos painéis
Documento -
M4A3P8 - Ações e segurança nas estruturas
Vídeo -
Apresentação em PDF - Aula 4 - Segurança nas estruturas
Documento
-
-
Avaliação da semana 4 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
-
Avaliação da semana 4
Questionário
-
-
Aula 5 - Pavimentos e pilares mistos, flechas e contra-flechas, efeitos de 2ª ordem e a estabilidade dos edifícios.
-
M5A3P5 - Pavimentos mistos
Vídeo -
M5A4P1 - Flechas e contra-flechas
Vídeo -
Saiba mais: Contra-flecha em vigas
Vídeo -
Apresentação em PDF - Aula 5 - Pavimentos mistos e vigas mistas
Documento -
M5A4P2 - Efeito de segunda ordem - P-Delta
Vídeo -
M5A4P3 - Método da Amplificação dos Esforços - NBR 8800
Vídeo -
Dissertação: Leia o capítulo 2.5 sobre análise estrutural e os efeitos de segunda ordem.
Documento -
M5A4P4 - Pilares mistos
Vídeo -
Dissertação: Estudo sobre os critérios de dimensionamento de pilares mistos de aço e concreto
Documento -
Apresentação em PDF - Aula 5 - Flexo-compressão e pilares mistos
Documento
-
-
Avaliação da semana 5 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
-
Avaliação da semana 5
Questionário
-
-
Aula 6 - Estudo de caso e produtos inovadores.
-
M6A4P5 - Estudo de caso - Primeira parte
Vídeo -
M6A4P6 - Estudo de caso - Parte final
Vídeo -
Saiba mais: Tipos de sistemas estruturais para edifícios altos
Iframe -
Sistemas inovadores - Speed Core: Núcleo híbrido com chapas de aço preenchidos com concreto após a montagem, estilo sanduíche.
Vídeo -
Sistemas inovadores - Vigas, lajes e colunas mistas
Vídeo -
Apresentação em PDF - Aula 6 - Estudo de caso
Documento -
Sistema inovadores: ConFlor - Composite steel floor deck
Vídeo -
Curiosidade: A Construção do One World Trade Center
Vídeo
-
-
Avaliação final do curso Na avaliação final você tem 3 tentativas para fazer o teste e deve ter aproveitamento mínimo de 75%. Após a avaliação final, será a sua vez de dar nota ao curso.
-
Avaliação final
Questionário -
Agora é a sua vez de avaliar e dar nota ao curso
Pesquisa
-