CONCEPÇÃO E MODELAGEM DE EDIFÍCIOS EM AÇO

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35 vídeos
6 provas
22 textos
30 horas

Descrição do curso

Videoaulas com apresentação e exemplos sobre a concepção, lançamento e modelagem de estruturas para edifícios de múltiplos andares estruturados em aço e suas variações no sistema misto e híbrido aço/concreto.
Curso disponível para início imediato. 

Dedicação:
4-5 horas / semana;
6 semanas de estudo;
8 horas de videoaulas.

Carga horária: 30 horas.
Professor: Eng. Alexandre L. Vasconcellos

Categoria: ESTRUTURAS


Informações gerais

Objetivo

Apresentar o emprego de estruturas de aço na execução de edifícios de andares múltiplos através da determinação das ações e análise da distribuição de esforços nos diversos sistemas estruturais horizontais e verticais, buscando racionalizar o lançamento da estrutura. Apresentação de uma modelagem simples de discretização dos diversos elementos que compõem o edifício. Apresentar considerações construtivas e práticas necessárias para a utilização do aço na construção de edifícios de andares múltiplos e dos pilares, vigas e lajes mistas.

Público-alvo

Engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações, tecnólogos, projetistas, estudantes de engenharia e arquitetura.

Metodologia

Cada módulo inicia com uma introdução do assunto tratado e depois de cada semana de aula será solicitado que você faça um teste relacionado ao tema.
Mídias diferentes de aprendizado complementarão a leitura das apostilas e as apresentações, as quais você poderá ler e assistir a qualquer momento.
A cada semana você aprenderá uma nova teoria sobre o assunto relacionado. Depois será pedido que leia uma série de textos que preparamos ou artigos publicados.
Eles também irão auxiliar no seu aprendizado, e podem ser aplicados no dia a dia de seu projeto, gestão ou produção. Além disso, irão expandir seu conhecimento técnico e capacidade de análise em situações que poderão aparecer durante a sua atividade profissional.
Os testes existem para ajudá-lo a verificar se está realmente internalizando as informações presentes nas aulas.
Para alguns alunos, esses testes podem ser consideravelmente desafiadores, mas todos devem tentar e fazer o melhor possível.
A cada semana estaremos resolvendo problemas diferentes e colocando uma série de questões sobre projetos.
Utilize os fóruns de discussão para conversar com seus colegas sobre esses problemas.
Cada caso requer, também, que você aplique uma ou duas das ferramentas aprendidas em aula, para que você se familiarize com o modo de aplicá-las em um contexto real.
Além de assistir as aulas e ler o material disponibilizado, aconselha-se a todos formar grupos de estudo. Na ENGEDUCA chamamos esses grupos de "times de aprendizado".
Se for possível se encontrarem pessoalmente em um lugar físico, seria fantástico, mas claro, se não for possível faça isso virtualmente, pois isso permitirá também aumentar seu network.
Pequenos grupos de discussão são uma maneira poderosa de afiar suas habilidades e conceitos, e só depois trazer para fóruns maiores para explorar de forma mais ampla o que as pessoas estão pensando sobre os casos.
Sempre gostamos de dizer que, para várias das questões que serão feitas sobre os casos, não existe necessariamente uma resposta correta associada a elas.
Mas existirão respostas claramente melhores que outras e podem-se construir argumentos melhores que outros.
Então os grupos de estudos e os fóruns são oportunidades para você afiar sua argumentação e, mais uma vez, suas habilidades de pensamento fortalecendo conceitos.
Também temos um ou dois assistentes de ensino para cada curso. Eles vão participar dos fóruns de discussão, monitorando e participando ocasionalmente.
Bom, ao final do curso, será pedido que você faça um teste final. Você irá aplicar o conteúdo aprendido na prática.
O período para acesso neste curso é de 70 dias.

Certificado

Certificado Digital de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das atividades.

O que você vai aprender

    Semana 1
  • Introdução ao curso Apresenta-se uma visão geral do curso, das avaliações e da metodologia, ao mesmo tempo que o aluno se apresenta.
  • Aula 1 - A 4ª Revolução industrial, a automação da fabricação e a contribuição da estrutura metálica.
    • M1A1P1 Motivação para o curso - a 4ª Revolução Industrial

      Vídeo
    • Saiba mais: A quarta revolução industrial

      Vídeo
    • M1A1P2 - Automação da produção

      Vídeo
    • Saiba Mais: Gêmeos Digitais

      Vídeo
    • Olha aí: Construção da Esplanada dos Ministérios

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    • M1A1P3 - Porque construir em aço

      Vídeo
    • M1A1P4 - Caminho das ações e a laje infinitamente rígida

      Vídeo
    • Saiba Mais: Exemplo da modelagem de Diafragmas Rígidos

      Vídeo
    • Dissertação - Leia o Capítulo 4 sobre as lajes infinitamente rígidas - PDF

      Documento
    • Apresentação em PDF - Aula 1

      Documento
  • Avaliação da semana 1 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
  • Semana 2
  • Aula 2 - Vedações dos edifícios, lajes e vigas mistas e os painéis de contenção lateral.
  • Avaliação semana 2 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
  • Semana 3
  • Aula 3 - Comportamento dos painéis de contenção lateral, influência das ligações e do método executivo.
    • M3A3P1 - Painéis de contenção lateral

      Vídeo
    • M3A3P2 - Núcleos estruturais de concreto

      Vídeo
    • Momento de leitura - Sistemas estruturais ilustrados

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    • M3A3P3 - Ligações

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    • Vídeo de apoio - CBCA - Ligações

      Vídeo
    • M3A3P4 - Execução

      Vídeo
    • Vídeo de apoio - CBCA - Viabilidade econômica

      Vídeo
    • Dissertação - ANÁLISE DE EDIFÍCIOS DE ANDARES MÚLTIPLOS EM ESTRUTURA MISTA DE AÇO E CONCRETO CONSIDERANDO AS FASES CONSTRUTIVAS

      Documento
    • Dissertação - Leia o Capítulo 2.3 sobre os subsistemas verticais - PDF

      Documento
    • Apresentação em PDF - Aula 3

      Documento
  • Avaliação da semana 3 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
  • Semana 4
  • Aula 4 - Lançamento das estruturas, modelagem, ações atuantes, segurança e rigidez.
    • M4A3P5 - Lançamento da estrutura e ações gravitacionais

      Vídeo
    • M4A3P6 - Modelagem da estrutura e ações devidas ao vento

      Vídeo
    • Artigo - Diferentes soluções estruturais para edifícios de múltiplos andares - Uma comparação entre concreto e aço.

      Documento
    • Apresentação em PDF - Aula 4 - Exemplo de cálculo

      Documento
    • M4A3P7 - Expressões das rigidezes

      Vídeo
    • Vídeo de apoio - Instituto de Engenharia - Visão geral sobre projetos de edifícios altos

      Vídeo
    • Saiba mais: Como edifícios altos domam o vento

      Vídeo
    • Apresentação em PDF - Aula 4 - Ação do vento nas edificações e rigidez dos painéis

      Documento
    • M4A3P8 - Ações e segurança nas estruturas

      Vídeo
    • Apresentação em PDF - Aula 4 - Segurança nas estruturas

      Documento
  • Avaliação da semana 4 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
  • Semana 5
  • Aula 5 - Pavimentos e pilares mistos, flechas e contra-flechas, efeitos de 2ª ordem e a estabilidade dos edifícios.
    • M5A3P5 - Pavimentos mistos

      Vídeo
    • M5A4P1 - Flechas e contra-flechas

      Vídeo
    • Saiba mais: Contra-flecha em vigas

      Vídeo
    • Apresentação em PDF - Aula 5 - Pavimentos mistos e vigas mistas

      Documento
    • M5A4P2 - Efeito de segunda ordem - P-Delta

      Vídeo
    • M5A4P3 - Método da Amplificação dos Esforços - NBR 8800

      Vídeo
    • Dissertação: Leia o capítulo 2.5 sobre análise estrutural e os efeitos de segunda ordem.

      Documento
    • M5A4P4 - Pilares mistos

      Vídeo
    • Dissertação: Estudo sobre os critérios de dimensionamento de pilares mistos de aço e concreto

      Documento
    • Apresentação em PDF - Aula 5 - Flexo-compressão e pilares mistos

      Documento
  • Avaliação da semana 5 Você poderá fazer ilimitadas vezes esta avaliação, mas deverá ter um aproveitamento mínimo de 75% para progredir de módulo.
  • Semana 6 - Final
  • Aula 6 - Estudo de caso e produtos inovadores.
    • M6A4P5 - Estudo de caso - Primeira parte

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    • M6A4P6 - Estudo de caso - Parte final

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    • Saiba mais: Tipos de sistemas estruturais para edifícios altos

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    • Sistemas inovadores - Speed Core: Núcleo híbrido com chapas de aço preenchidos com concreto após a montagem, estilo sanduíche.

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    • Sistemas inovadores - Vigas, lajes e colunas mistas

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    • Apresentação em PDF - Aula 6 - Estudo de caso

      Documento
    • Sistema inovadores: ConFlor - Composite steel floor deck

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    • Curiosidade: A Construção do One World Trade Center

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  • Avaliação final do curso Na avaliação final você tem 3 tentativas para fazer o teste e deve ter aproveitamento mínimo de 75%. Após a avaliação final, será a sua vez de dar nota ao curso.
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