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PROJETO E EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES RASAS

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4 vídeos
5 provas
10 textos
8 horas

Descrição do curso

Apresentar os conceitos e desenvolver uma visão crítica sobre a aplicação das normas de fundações rasas com determinação da capacidade de carga, previsão de recalques, previsão do coeficiente de mola k, tipos de sapata em função de sua posição no terreno, de divisa, com viga alavanca , associada a dois ou mais pilares. Dimensionamento estrutural de placas flexíveis, conceitos de radier e seu dimensionamento.

Curso 100% Online. MATRÍCULAS ABERTAS! Início Imediato.


DEDICAÇÃO E CARGA HORÁRIA:

4 semanas de estudo

6 horas de videoaulas

2-3 horas / semana de dedicação ao curso

8 horas de carga horária

Tempo de acesso: 70 dias


Professor Urbano Rodriguez Alonso

Categoria: GEOTECNIA


Informações gerais

Conteúdo
  • - Sapatas isoladas: tensão admissível e dimensionamento geotécnico e estrutural
  • - Dimensionamento geotécnico e estrutural de sapata de divisa com viga alavanca e sapatas associadas fora da divisa
  • - Sapata associada com um dos pilares de divisa e critério para a obtenção do coeficiente de mola K
  • - Dimensionamento de uma sapata corrida com 3 pilares ou mais usando o coeficiente de mola K
  • - Dimensionamento estrutural de uma placa flexível usando o conceito do coeficiente de mola K
  • - Dimensionamento de fundação rasa em tanques e dimensionamento simplificado de "radier"
Objetivo

Em teoria, sapatas e radiers são os elementos de fundação mais simples de projetar e executar, mas não é bem assim. Apoiados a pequenas profundidades em relação ao nível do solo, certos tipos de fundação requerem pouca escavação e consumo moderado de concreto para execução das peças. Apesar da suposta simplicidade das sapatas, é preciso cuidado ao projetar e executar esses elementos que são a base da estrutura.  Diante desses fatos, a Engeduca criou essa disciplina com o objetivo de apresentar as definições e procedimentos de dimensionamento geotécnico e estrutural de sapatas e radiers, oferecendo ao aluno a oportunidade de estudar com detalhes os tipos de soluções mais empregadas nesta área e permitir que ele crie uma consciência crítica sobre a aplicabilidade imediata de cada uma das técnicas apresentadas. O curso é indispensável para aqueles que pretendem atuar na área de projeto e execução de fundações.

Público-alvo

Engenheiros, arquitetos, geotécnicos, geólogos, tecnólogos, projetistas, estudantes de engenharia, arquitetura e edificações.

Metodologia

Cada aula inicia com uma introdução do assunto tratado e depois de cada aula será solicitado que você faça um teste relacionado ao tema tratado. Sempre ao vivo.
Essas são ferramentas diferentes de aprendizado que complementarão a leitura das apostilas e apresentações e que você pode ler a qualquer momento.
A cada semana você aprenderá uma nova teoria sobre o assunto relacionado. Depois será pedido que leia uma série de textos que preparamos ou artigos publicados.
Eles também irão auxiliar no seu aprendizado, e podem ser aplicados no dia a dia de seu projeto, gestão ou produção. Além disso, irão expandir seu conhecimento técnico e capacidade de análise em situações que poderão aparecer durante a sua atividade profissional.
Após completar as leituras é necessário que você faça um teste. Esses testes existem para ajudá-lo a verificar se está realmente internalizando as informações presentes nas aulas.
Para alguns alunos, esses testes podem ser consideravelmente desafiadores, mas todos devem tentar e fazer o melhor possível.
Após completá-los, nós iremos passar à resolução de exercícios ou de casos.
Cada semana estaremos resolvendo problemas ou exercícios diferentes e colocando uma série de questões sobre projetos.
Utilize os fóruns de discussão para conversar com seus colegas  sobre esses projetos. 
Cada caso requer, também, que você aplique uma ou duas das ferramentas aprendidas em aula, para que você se familiarize com o modo de aplicá-las em um contexto real.
Cada aula será encerrada com uma apresentação de conclusão. 
Essa apresentação é uma oportunidade para que o professor compartilhe alguns insights que possa ter sobre o tema e tire algumas dúvidas que persistam sobre o material desenvolvido na aula.
Lembre-se, em qualquer momento da aula as perguntas poderão ser feitas abertamente ao professor, que as responderá como acontece numa sala de aula presencial a todos os alunos, e caso haja algum tipo de debate, contribuirá para o enriquecimento do curso. Incentivamos os debates.
Os alunos participarão do debate via chat e apenas o professor vai interagir com voz e imagem. Havendo algum questionamento, o professor recebe em sua tela a pergunta do aluno e passa a responde-la. Durante toda a aula o chat estará aberto.
Caso você perca alguma aula, não se preocupe, a aula será gravada e disponibilizada 48h após para você assistir em horário e local que melhor lhe convier e em até 30 dias após a última aula do curso.
Entretanto, recomenda-se que utilize esse recurso apenas em casos excepcionais, pois nessa modalidade, não há a sua interação com a turma e você perderá uma das mais fantásticas experiências de aprendizado on-line.
Além de assistir as aulas e ler o material disponibilizado, aconselha-se a todos a formar grupos de estudo. Na ENGEDUCA chamamos esses grupos de "times de aprendizado".
Faça isso virtualmente, utilizando nosso chat durante a semana, pois isso permitirá também aumentar seu network.
Pequenos grupos de discussão são uma maneira poderosa de afiar suas habilidades e conceitos, e só depois trazer para fóruns maiores para explorar de forma mais ampla o que as pessoas estão pensando sobre os casos.
Sempre gosto de dizer que, para várias das questões que serão feitas sobre os casos, não existe necessariamente uma resposta correta associada a elas.
Mas existirão respostas claramente melhores que outras e podem-se construir argumentos melhores que outros.
Então os grupos de estudos e os fóruns são oportunidades para você afiar sua argumentação e, mais uma vez, suas habilidades de pensamento fortalecendo conceitos.
Bom, ao final do curso, será pedido que você faça uma avaliação final. Você irá aplicar o conteúdo aprendido na prática.
Também temos dois assistentes de ensino para cada curso. Eles vão participar dos fóruns de discussão, monitorando e participando ocasionalmente.
O período para acesso neste curso é de 70 dias.

Certificado

Certificado de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das atividades.

Visão geral de como funciona

1. Como sou aprovado no curso?
Para ser aprovado, você precisará obter uma nota de aprovação em cada uma das tarefas obrigatórias. Há vídeos, leituras e exercícios práticos para ajudar você a se preparar para tarefas valendo nota.
2. Há prazos para as tarefas?
Não, há apenas prazos sugeridos para ajudar você a gerenciar seu cronograma e evitar que o trabalho se acumule. Contanto que você conclua todas as tarefas obrigatórias antes do final do curso, ainda pode obter o Cerificado pelo seu trabalho.
3. Há alguma penalidade por atraso no envio da minha atividade?
Testes e avaliações programadas podem ser enviados com atraso sem penalidade ou consequência.
4. Posso refazer uma avaliação?
Sim. Se você quiser melhorar sua nota, pode sempre tentar novamente ilimitadas vezes nas avaliações dos módulos e 3 vezes nas avaliações intermediárias e final, se houverem. 
5. O que acontece se eu não terminar até a data limite?
Se você não terminar antes da data limite, pode se inscrever na extensão de prazo. Mas lembre-se, você terá 30 dias além dos módulos programados para realizar o curso.

O que você vai aprender

    Semana 1
  • Aula 1 - Definição, obtenção da tensão admissível, etc. Sapatas isoladas: tensão admissível e dimensionamento geotécnico e estrutural.
  • Avaliação Semana 1
  • Semana 2
  • Aula 2 - Sapata de divisa com viga de equilíbrio, sapata associada com pilares afastados e junto à divisa e critério para obter o coeficiente de mola K. Dimensionamento geotécnico e estrutural de sapata de divisa com viga alavanca e sapatas associadas fora da divisa Sapata associada com um dos pilares de divisa e critério para a obtenção do coeficiente de mola K
  • Avaliação Semana 2
  • Semana 3
  • Aula 3 - Dimensionamento de sapata corrida com três ou mais pilares alinhados e placas flexíveis usando o coeficiente de mola (K) Dimensionamento de uma sapata corrida com 3 pilares ou mais usando o coeficiente de mola K Dimensionamento estrutural de uma placa flexível usando o conceito do coeficiente de mola K
  • Avaliação Semana 3
  • Semana 4
  • Aula 4 - Tanques apoiados em solo confinado por anel de concreto e dimensionamento simplificado de radiers. Dimensionamento de fundação rasa em tanques e dimensionamento simplificado de "radier".
  • Atualização da NBR 6122 - Comparação das edições 2010 e 2019 Texto escrito pelo Prof. Urbano comparando as alterações publicadas na revisão 2019 da norma de fundações.
    • Comparação NBR 6122 edição 2010 e 2019

      Documento
    • Momento de leitura - COMPARAÇÃO ENTRE AS NORMAS DE FUNDAÇÃO NBR 6122:2010 e NBR 6122:2019 Urbano Rodriguez Alonso

      Iframe
  • Avaliação Semana 4
  • Avaliação final do curso
Professores


 

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