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TRATAMENTO DO ESGOTO URBANO

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Tratamento%2bde%2b%c3%a1guas%2bresiduais
130 textos
56 horas

Descrição do curso

Este curso tem como foco apresentar as tecnologias básicas para o tratamento de esgoto urbano. Serão descritos os processos unitários envolvidos na cadeia de tratamento, bem como os processos físicos, químicos e biológicos envolvidos. Haverá ênfase na qualidade da água e na funcionalidade de cada processo unitário dentro da cadeia de tratamento. Após o curso você deve ser capaz de reconhecer as unidades de processo, descrever sua função e fazer cálculos simples de projeto em estações de tratamento de esgoto urbano.

Curso 100% Online. MATRÍCULAS ABERTAS! Início imediato.

Curso composto por vídeoaulas. 

Certificado de Conclusão validado por QR Code.

DEDICAÇÃO E CARGA HORÁRIA:
4 semanas de estudo
12-14 horas / semana de dedicação
12 horas de vídeoaulas
Material para download

Professores:

Dr.Ir. Jules van Lier
Dr.Ir. Merle de Kreuk

Universidade de Tecnologia de Delft - Holanda

Categoria: SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE


Informações gerais

Conteúdo
  • Visão geral da estação de tratamento de águas residuais
  • Tratamento primário
  • Tratamento biológico
  • Processo de lodo ativado
  • Remoção de nitrogênio e fósforo
  • Tecnologia Nereda
  • Digestão do lodo de esgoto
Objetivo

O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico essencial que garante a qualidade de vida para a população. Devido a importância do tratamento de águas residuais no meio urbano, este curso este curso tem como principal objetivo  dar uma visão geral das estações de tratamento de águas residuais urbanas e capacitar profissionais fornecendo técnicas para atuar no tratamento primário, tratamento biológico,pProcesso de lodo ativado, remoção de nitrogênio e fósforo, apresentar a tecnologia Nereda e como fazer a digestão do lodo de esgoto.

Público-alvo

Engenheiros, gestores, técnicos, tecnólogos e estudantes envolvidos ou querendo capacitarem-se na área de saneamento urbano.

Metodologia

Cada aula inicia com uma introdução do assunto tratado e depois de cada aula será solicitado que você faça um teste relacionado ao tema tratado.
Essas são ferramentas diferentes de aprendizado que complementarão a leitura das apostilas e apresentações e que você pode ler a qualquer momento.
A cada semana você aprenderá uma nova teoria sobre o assunto relacionado. Depois será pedido que leia uma série de textos que preparamos ou artigos publicados.
Eles também irão auxiliar no seu aprendizado, e podem ser aplicados no dia a dia de seu projeto, gestão ou produção. Além disso, irão expandir seu conhecimento técnico e capacidade de análise em situações que poderão aparecer durante a sua atividade profissional.
Após completar as leituras é necessário que você faça um teste. Esses testes existem para ajudá-lo a verificar se está realmente internalizando as informações presentes nas aulas.
Para alguns alunos, esses testes podem ser consideravelmente desafiadores, mas todos devem tentar e fazer o melhor possível.
Após completá-los, nós iremos passar à resolução de exercícios ou de casos.
Cada semana estaremos resolvendo problemas ou exercícios diferentes e colocando uma série de questões sobre projetos.
Utilize os fóruns de discussão para conversar com seus colegas  sobre esses projetos. 
Cada caso requer, também, que você aplique uma ou duas das ferramentas aprendidas em aula, para que você se familiarize com o modo de aplicá-las em um contexto real.
Cada aula será encerrada com exemplos de aplicação. 
Essas apresentações são oportunidades para que o professor compartilhe alguns insights que possa ter sobre o tema desenvolvido na aula.
Além de assistir as aulas e ler o material disponibilizado, aconselha-se formar grupos de estudo. Na ENGEDUCA chamamos esses grupos de "times de aprendizado".
Faça isso virtualmente, utilizando nosso chat durante a semana, pois isso permitirá também aumentar seu network.
Pequenos grupos de discussão são uma maneira poderosa de afiar suas habilidades e conceitos, e só depois trazer para fóruns maiores para explorar de forma mais ampla o que as pessoas estão pensando sobre os casos.
Sempre gosto de dizer que, para várias das questões que serão feitas sobre os casos, não existe necessariamente uma resposta correta associada a elas.
Mas existirão respostas claramente melhores que outras e podem-se construir argumentos melhores que outros.
Então os grupos de estudos e os fóruns são oportunidades para você afiar sua argumentação e, mais uma vez, suas habilidades de pensamento fortalecendo conceitos.
O período para acesso neste curso é de 30 dias corridos.

Certificado

Certificado de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das aulas e atividades.

O aluno só avançará no curso ao concluir as aulas.

O que você vai aprender

    Introdução ao curso
  • Visão geral do curso
    • Visão geral do curso

      Texto
    • Sobre o curso

      Texto
    • Prioridade política de águas residuais na Holanda (legenda disponível)

      Texto
    • Uma introdução aos sistemas de águas residuais urbanas by Siemens (legenda disponível)

      Texto
  • Módulo 1 - Visão geral da estação de tratamento de águas residuais
  • AULA 1 - Visão geral da estação de tratamento de águas residuais
    • M1A1P1 - Introdução ao tratamento de esgoto urbano (legenda disponível)

      Texto
    • M1A1P2 - Características das águas residuais (legenda disponível)

      Texto
    • M1A1P3 - O que deve ser removido? (legenda disponível)

      Texto
    • M1A1P4 - Quantificação de orgânicos: Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)/Demanda Química de Oxigênio (DQO) (legenda disponível)

      Texto
    • M1A1P5 - Atenuação natural (legenda disponível)

      Texto
    • Momento de leitura - Wastewater_Lecture_Note (original)

      Documento
    • Momento de leitura - Wastewater_Lecture_Note (traduzido para o Português)

      Documento
    • Saiba mais - O processo de tratamento de esgoto (legenda disponível)

      Texto
    • Saiba mais - Como funcionam as estações de tratamento de efluentes? (legenda disponível)

      Texto
  • Apresentações em PDF - Módulo 1
  • Exercícios de fixação
    • Questão 1 - Cálculo da Demanda Química de Oxigênio (DQO)

      Texto
    • Resolução da Questão 1 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 2 - Relação da Demanda Química de Oxigênio (DQO) para Carbono Orgânico Total (COT)

      Texto
    • Resolução da Questão 2 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 3 - Unidades básicas de processo de ETE

      Texto
    • Resolução da Questão 3 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 4 - Sólidos em águas residuais

      Texto
    • Resolução da Questão 4 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 5 - Qualidade e quantidade de águas residuais

      Texto
    • Resolução da Questão 5 (legenda disponível)

      Texto
  • Módulo 2 - Tratamento primário
  • Aula 2 - Tratamento primário
  • Exercícios de fixação
    • Questão 1 - Perda de carga

      Texto
    • Resolução da Questão 1 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 2 - Exemplo de tela de barra

      Texto
    • Resolução da Questão 2 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 3 - Dimensionamento de canais retangulares de remoção de areia

      Texto
    • Resolução da Questão 3 - (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 4 - Dimensionamento e avaliação de tanques de sedimentação primária

      Texto
    • Resolução da Questão 4 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 5 - Avaliando taxas de carregamento e tempo de retenção para sedimentação primária

      Texto
    • Resolução da Questão 5 (legenda disponível)

      Texto
  • Módulo 3 - Introdução ao tratamento biológico
  • Aula 3 - Tratamento biológico
    • M3A3P1 - Ciclo do Carbono e você (legenda disponível)

      Texto
    • M3A3P2 - Fundamentos e cinética da oxidação (legenda disponível)

      Texto
    • M3A3P3 - O ciclo do Carbono (legenda disponível)

      Texto
    • M3A3P4 - O ciclo do Nitrogênio (legenda disponível)

      Texto
    • M3A3P5 - Filtro biológico (legenda disponível)

      Texto
    • Apresentação em PDF Aula M3A3P1

      Documento
    • Apresentação em PDF Aula M3A3P4

      Documento
  • Exercícios de fixação
    • Questão 1 - Metabolismo

      Texto
    • Resolução da Questão 1 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 2 - Impacto da temperatura no crescimento microbiano

      Texto
    • Resolução da Questão 2 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 3 - Competição – Processos biológicos

      Texto
    • Resolução da Questão 3 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 4 - Rendimento líquido de biomassa

      Texto
    • Resolução da Questão 4 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 5 - Filtro biológico

      Texto
    • Resolução da Questão 5 (legenda disponível)

      Texto
  • Módulo 4 - Processo de lodo ativado
  • Aula 4 - Introdução ao processo de lodo ativado
    • M4A4P1 - Carregamento e dimensionamento do tanque de aeração (legenda disponível)

      Texto
    • M4A4P2 - Dimensionamento do lodo de retorno (legenda disponível)

      Texto
    • M4A4P3 - Dimensionamento do clarificador secundário (legenda disponível)

      Texto
    • M4A4P4 - Formação do bulking (legenda disponível)

      Texto
    • M4A4P5 - Aeração (legenda disponível)

      Texto
    • Apresentação em PDF Aula M4A4P1

      Documento
    • Apresentação em PDF Aula M4A4P2

      Documento
    • Apresentação em PDF Aula M4A4P3

      Documento
    • Apresentação em PDF Aula M4A4P4

      Documento
    • Apresentação em PDF Aula M4A4P5

      Documento
  • Exercícios de fixação
    • Questão 1 - Aeração

      Texto
    • Resolução da Questão 1 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 2 - Custo de energia para aeração

      Texto
    • Resolução da Questão 2 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 3 - Processo de lodo ativado em condições de clima seco e úmido

      Texto
    • Resolução da Questão 3 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 4 - Processo de lodo ativado

      Texto
    • Resolução da Questão 4 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 5 - Idade do lodo

      Texto
    • Resolução da Questão 5 (legenda disponível)

      Texto
  • Exercício Extra
    • Questão 6 - Bulking

      Texto
    • Resolução Questão 6 (legenda disponível)

      Texto
  • Módulo 5 - Remoção de nitrogênio e fósforo
  • Aula 5 - Introdução à remoção de nitrogênio e fósforo
    • M5A5P1 - O problema do fósforo (legenda disponível)

      Texto
    • M5A5P2 - Sistema de reciclagem de fósforo no Nepal (legenda disponível)

      Texto
    • M5A5P3 - Remoção de nitrogênio (legenda disponível)

      Texto
    • M5A5P4 - Remoção química de fósforo (legenda disponível)

      Texto
    • M5A5P5 - Remoção biológica de fósforo

      Texto
    • Confira os avanços no tratamento de esgoto com a tecnologia Nereda

      Iframe
    • M5A5P6 - Tecnologia Nereda desenvolvida na Universidade de Tecnologia Delft (legenda disponível)

      Texto
    • M5A5P7 - Nereda, da pesquisa fundamental à aplicação prática

      Texto
  • Apresentações em PDF - Módulo 5
  • Exercícios de fixação - Parte 1
    • Questão 1 - Biossíntese

      Texto
    • Resolução da Questão 1 (legenda disponível)

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    • Questão 2 - Bactérias heterotróficas vs. nitrificadores autotróficos

      Texto
    • Resolução da Questão 2 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 3 - Demanda de DBO para desnitrificação

      Texto
    • Resolução da Questão 3 -(legenda disponível)

      Texto
    • Questão 4 - Sistema de pré-desnitrificação

      Texto
    • Resolução da Questão 4 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 5 - Sistema de lodo ativado de dois estágios

      Texto
    • Resolução da Questão 5 (legenda disponível)

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  • Exercícios de fixação - Parte 2
    • Questão 6 - Remoção química de fósforo utilizando alúmen

      Texto
    • Resolução da Questão 6 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 7 - Estratégias de adição de metal

      Texto
    • Resolução da Questão 7 (legenda disponível)

      Texto
    • Questão 8 - Remoção química de fósforo com cal

      Texto
    • Resolução da Questão 8 (legenda disponível)

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    • Questão 9 - Metabolismo de Organismos Acumuladores de Polifosfato (OAP) em ambientes anaeróbicos e aeróbicos

      Texto
    • Resolução da Questão 9 (legenda disponível)

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    • Questão 10 - Remoção biológica de fósforo

      Texto
    • Resolução da Questão 10 (legenda disponível)

      Texto
  • Módulo 6 - Digestão do Lodo de Esgoto
  • Aula 6 - Digestão do lodo de esgoto
    • M6A6P1 - Introdução à digestão do lodo de esgoto

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    • M6A6P2 - Espessamento (legenda disponível)

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    • M6A6P3 - Digestão de Lodo (legenda disponível)

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    • M6A6P4 - Desidratação (legenda disponível)

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    • M6A6P5 - Digestão do Esgoto (legenda disponível)

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    • Momento de leitura - Anaerobic Sewage Treatment using UASB Reactors: Engineering and Operational Aspects

      Documento
    • Apresentação em PDF Aula M6A6P2

      Documento
    • Apresentação em PDF Aula M6A6P4

      Documento
    • Apresentação em PDF Aula M6A6P3

      Documento
  • Exercícios de fixação
    • Questão 1 - Espessamento por gravidade

      Texto
    • Resolução da Questão 1 (legenda disponível)

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    • Questão 2 - Processo de tratamento de lodo

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    • Resolução da Questão 2 (legenda disponível)

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    • Questão 3 - Redução do volume de lodo

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    • Resolução da Questão 3 (legenda disponível)

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    • Questão 4 - Balanço de lodo

      Texto
    • Resolução da Questão 4 (legenda disponível)

      Texto
    • Calculadora

      Iframe

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